Menu

Curso Vetkin Tape – Introdução às Técnicas Bases de Bandas Neuromusculares em Cavalos e Póneis

Os cursos de aplicação da banda neuromuscular em equinos, utilizando a banda Vetkin, são concebidos para veterinários e estudantes de medicina veterinária. Os formadores são profissionais com experiência em veterinária e fisioterapia, especializados em ortopedia. Este curso é de um dia, com a duração de 8 horas, que combinam (40%) de teoria e (60%) de prática.

DATA

01/06/2018

FORMADOR

Dra. Carolina Nascimento

ORGANIZADOR

Instituto Politécnico de Viana do Castelo com apoio da Hidrovet e Aneid

LÍNGUA

Português

LOCALIDADE

Viana do Castelo - Portugal

DESTINATÁRIOS

Veterinarios e estudantes de medicina veterinária.

PREÇO

€125 (IVA incluído)

APRESENTAÇÃO

A ANEID, Lda. tem o prazer de apresentar o curso de aplicação da banda neuromuscular Vetkin em equinos.

A técnica de aplicação da banda neuromuscular tornou-se uma técnica indispensável na prática diária.

No ser humano, um método que agiliza o processo de recuperação do corpo, e que se tornou muito popular e útil entre pacientes e profissionais.

Também na área de medicina veterinária se tem vindo a implementar esta técnica com os mesmos objetivos que no ser humano e com muito bons resultados.

A banda neuromuscular atua eliminando a pressão sobre os nociceptores, oxigenando o tecido e restabelecendo o tónus muscular fisiológico, produzindo assim os seguintes efeitos:

¨ Activação dos sistemas analgésicos endógenos

¨ Suporte à contração ou relaxamento muscular

¨ Estimulação do sistema linfático e vascular

¨ Suporte articular

¨ Estimulação do sistema nervoso

O início de cada técnica é sempre o mesmo, e deste modo, o fisioterapeuta e médico veterinário que conheçam o conceito e dominem a técnica poderão aplicar em qualquer zona do corpo. Para uma correta aplicação desta técnica é essencial compreender a anatomia e biomecânica do cavalo.

No cavalo de desporto, a banda neuromuscular é aplicada tanto para a prevenção de lesões como para a otimização do potencial físico e tratamento de doenças no contexto dos programas de reabilitação. Assim, as suas aplicações são múltiplas, e hoje é considerada uma das ferramentas essenciais.

OBJECTIVOS

Facultar os conhecimentos, atitudes e experiência necessárias para a aplicação da banda neuromuscular na prática diária em fisioterapia equina.

PROGRAMA

“Introdução às técnicas base de bandas neuromusculares em Equinos”, é o curso que vai ser ministrado, no próximo dia 1 de junho na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC).

O curso é resultante de uma parceria entre a ESA- IPVC e o Hidrovet – Centro de Reabilitação equina e o Centro Equestre Vale do Lima.

O curso terá como formadora principal Carolina Nascimento, que além de fundadora e diretora clínica da Hidrovet, possui uma vasta experiência e formação na área de fisioterapia e reabilitação de equinos.

Os participantes receberão um certificado de formação na área das técnicas base de bandas neuromusculares.

FORMADOR

Dra. Carolina Nascimento

Formação em Medicina Veterinária em 2015.

Exerce funções actualmente funções no Centro de Reabilitação Equina na Hidrovet.

A partir de Novembrio 2015 iniciou vários estágios internacionais nomeadamente em Centros de Reabilitação em Inglaterra.

Foi assistente em Formações de Aplicação de Bandas neuromusculares em Equinos em colaboração com a Aneid Produtos Farmacêuticos.

Fez parte da Organização e participou como assistente de Formador no 1º Congresso de Reabilitação em equinos em Fevereiro de 2016 (Hidrovet em colaboração com a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia).

Entre 2016 e 2017 especializou-se em Fisioterapia e Reabilitação Equina no Instituto das Especialidades de Saúde de Madrid.

INFORMAÇÃO PRÁTICA

DURAÇÃO

8 horas

HORÁRIO

Sexta-feira – 9:00 às 13:00 / 14:00 às 18:00

PREÇO

€125 (IVA incluído)

DESISTÊNCIAS

Consulte o regulamento

LINK
CONSULTAR OUTROS CURSOS